quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O caçador de pipas (Khaled Hosseini)


"Eu me tornei quem sou hoje aos doze anos, em um dia nublado e gélido do inverno de 1975. Lembro do momento exato em que isso aconteceu, quando estava agachado por detrás de uma parede de barro parcialmente desmoronada, espiando o beco que ficava perto do riacho congelado. Foi há muito tempo, mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar."

Amir e Hassan, eram melhores amigos, cresceram juntos e mamaram no mesmo leite, o que tornou seus laços muito fortes, mesmo sendo de classes e etnias diferentes. Hassan não sabia ler e escrever, mas era muito inteligente, corajoso e dotado de uma alma muito pura, via em Amir um irmão e sempre fazia de tudo para defendê-lo e vê-lo feliz. 
Eles tiveram uma boa infância, partilhavam do mesmo gosto para histórias(Amir sempre lia para Hassan, o que o deixava radiante), filmes e a paixão de todos os meninos de doze anos: pipas.
Amir era um ótimo empinador e Hassan um veloz caçador. Quando houve uma batalha no bairro, eles se uniram para conquistar a vitória. Mas o destino dos meninos afegãos mudou com a batalha da pipa azul.

" - Você ganhou, Amir agha! Você ganhou!
- Nós ganhamos! Nós ganhamos! - ...
...- Hassan,nós...
- Eu sei - disse ele se desvincilhando do meu abraço. - Inshallah, vamos festejar mais tarde. Agora, vou apanhar aquela pipa azul para você - acrescentou. Largou o carretel e saiu correndo, com a borda do chapan verde arrastando na neve atrás de si.
- Hassan! - gritei eu. - Volte com ela!
Ele já estava dobrando a esquina, com as botas de borracha levantando neve do chão. Parou e se virou. Pôs as mãos em concha junto da boca.
- Por você, faria isso mil vezes - disse ele. E deu aquele sorriso de Hassan, desaparecendo na esquina.Só voltei a vê-lo sorrir assim tão descontraído vinte e seis anos mais tarde..."

Muito tempo depois, as reviravoltas na vida de Amir e o desejo de querer ter feito tudo diferente, o fazem voltar ao Afegalistão. Lá descobre que ele e Hassan tinham um laço muito mais forte que pensavam e se vê em uma situação muito parecida com o passado, tendo a chance de um final feliz. 

O caçador de pipas é uma história emocionante que eu amei... e recomendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário